Descobri que meu bebê tem uma deficiência…

21/09/2020

Maternidade

TAGS maternidade, psicologia perinatal

Hoje dia 21 de setembro,

é o dia internacional de luta da pessoa com deficiência.

      E então eu vim falar sobre a descoberta de um diagnóstico ainda na gestação.
 
     Além de viver todos os desafios da gravidez existem mulheres que ainda passam pela situação de receberem a notícia de que seu bebê terá uma deficiência, muitas vezes de uma maneira nada gentil do profissional que está atendendo e aí…
 
      O mundo desaba na cabeça dessa mulher, desse casal, e eles ficam sem chão.
 
      A partir daí inicia-se todo um processo para verificar se há a deficiência de fato e se pode ser feito algo durante a gravidez para benefício do bebê, como cirurgia por exemplo.
 
     Mas a notícia e tudo que essa mulher vai ter que passar além de tudo o que uma gestante sem complicações vive irá contribuir para aumentar as chances de adoecimento mental nessa mulher.
 
     Ninguém engravida pensando, cogitando a possibilidade de ter um filho com deficiência, quando isso acontece é um choque.
 
     Essa mulher vai passar pelo processo do luto do bebê idealizado para o seu bebê real e aprender a lidar com uma deficiência que ela não conhece, nunca teve contato, não faz ideia de como será e o que ela vai ter que fazer.
 
     E passar por um acompanhamento psicológico nesse momento até mesmo após o nascimento do bebê irá ajudar essa família a compreender, aceitar e aprender a lidar com as diferenças que afinal de contas está presente em todos nós.
 

🌻

___________________
Aline Biano
Psicóloga Clínica & Perinatal                                                                                                                                                                        CRP 06/157205

(imagem retirada do google, caso não autorize o uso me comunique para removê-la ou dar os devidos créditos) 

VEJA TAMBÉM