Luto gestacional paterno

24/11/2021

Paternidade

TAGS paternidade, psicologia perinatal

Já reparam como as pessoas reagem e se comportam em relação ao pai

quando uma mulher perde o bebê?

Normalmente as pessoas até dizem que sentem muito, mas logo em seguida perguntam como ela (a mulher) está e dizem que ele (o homem) tem que ser forte por ela (a parceira), claro que isso é reflexo da cultura da sociedade em que vivemos… E as pessoas também não fazem por mal… Mas acabam deixando esse pai invisível.

Se para a mulher que perde um bebê ainda na gestação ela tem a sensação de viver um luto invisível imaginem para o homem, que também perdeu seu filho e ninguém se quer lembra dele.

Ele ainda sofre a cobrança de ter que ser mais forte por ele e pela esposa porque ele é homem, e homem não sofre, homem não demonstra sentimentos, homem não chora. Não é isso que é ensinado para os meninos já desde cedo, ainda pequenos?!

Mas como viemos falando ao longo desses dias que o homem também vive alterações emocionais durante toda a gravidez e o pós-parto de sua parceira, com o luto não seria diferente, apesar do luto ser único e singular (ninguém sente do mesmo jeito) o pai também sofre e normalmente sofre calado, porque a mulher por mais que queiram calar a voz da sua dor, ela fala, chora e demonstra tristeza mesmo assim, nem que ela precise se isolar, mas… Para o homem esse processo de se expor é muito mais complicado.

🌻

___________________
Aline Biano
Psicóloga Clínica & Perinatal                                                                                                                                                                        CRP 06/157205

VEJA TAMBÉM