Gravidez solo

20/08/2020

Gestação

TAGS gestação solo, maternidade solo, psicologia perinatal

Recentemente falei sobre mãe solo,

e hoje quero falar do mesmo tema

          Mas pensando em uma maternidade iniciada pela gestação, sendo a mulher sozinha, sem um parceiro.

          A maternidade é um grande desafio como vemos por aqui diariamente, ser mãe solo, encarar e viver uma gravidez solo é um desafio ainda maior.

        É comum o sentimento de solidão durante a gestação até o pós-parto mesmo a mulher tendo companheiro e uma boa rede de apoio, imagine uma mulher sem um companheiro e ainda as vezes sem ninguém, nenhum familiar, amigo, que possa contar como rede de apoio. Você pode não acreditar mais isso acontece e muito.

        A tendência dessa mulher sentir a solidão materna é muito maior. É não ter como compartilhar aqueles momentos únicos e incríveis cheios de alegrias que uma grávida vive ao ir fazer o ultrassom, ao ver roupinhas no shopping e imaginar o seu bebê nelas, é ver uma família com mãe, pai e bebê e pensar que o seu filho não viverá aquilo…

       E os momentos de medo e insegurança de estar com algum sintoma e achar que pode acontecer algo com o bebê e não ter com quem compartilhar, não saber como fará para ir para a maternidade caso a sua bolsa estoure, pensar se vai conseguir dar conta de fazer tudo sozinha quando o bebê nascer…

        E ainda sim muitas vezes se sentir culpada e ainda ser julgada pelas pessoas ao seu redor.

        Concordam?

🌻
___________________
Aline Biano
Psicóloga Clínica & Perinatal                                                                                                                                                                        CRP 06/157205

(imagem retirada do google, caso não autorize o uso me comunique para removê-la ou dar os devidos créditos)

VEJA TAMBÉM